Boletim do Portal História da Psicologia

O Boletim do Portal História da Psicologia, chamado carinhosamente de Boletim por seus idealizadores, é uma publicação em forma de livro de caráter anual desenvolvido para fomentar e apoiar o campo da história da psicologia e da filosofia da psicologia em línguas portuguesa e espanhola.

A primeira missão do Boletim do Portal História da Psicologia é constituir um espaço que permita a publicação de materiais relevantes, inéditos ou não nestes dois idiomas, de modo a expandir a quantidade de textos sobre os temas que aborda.

Para cumprir esta primeira missão, a edição de 2022 do Boletim recepcionará traduções de textos clássicos, textos clássicos publicados em português ou espanhol comentados, e outros tipos de traduções. Com o aumento da disponibilidade deste tipo de material, os leitores de línguas portuguesa e espanhola terão acesso a mais obras relevantes sobre a história e a filosofia da psicologia.

Outra forma de cumprir esta primeira missão é a publicação, dentro do Boletim, de ensaios, resenhas, relatos – de viagens, pesquisa ou eventos – e entrevistas, que são textos que frequentemente encontram dificuldade em serem publicados em outros formatos. Desta forma, o Boletim contribui para a formação e consolidação da memória da psicologia e sua história, disponibilizando aos seus leitores um acervo ampliado de textos pertinentes.

A segunda missão do Boletim do Portal História da Psicologia é premiar os melhores verbetes criados no âmbito da WikiHP – Enciclopédia Eletrônica de História da Psicologia, oferecendo aos seus leitores e colaboradores versões mais consolidadas, com autoria identificada, destes verbetes.

A Editora do Portal

O Boletim é publicado pela Editora do Portal História da Psicologia, uma editora de direito privado ligada ao Portal História da Psicologia, um projeto de extensão que recebe apoio do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense em Rio das Ostras. A Editora do Portal, como é melhor conhecida, trabalha apenas com dois temas, os mesmos do Portal: história da psicologia e filosofia da psicologia, oferecendo uma alternativa de extremo baixo custo para a publicação de livros sobre os temas que abrange. É este baixo custo que é repassado para os coautores do Boletim, para auxiliar nos custos de produção, publicação e divulgação do livro. Estima-se que cada coautor precise pagar um valor que poderá variar entre R$1,00 e R$30,00 para cada participação no Boletim, um custo muito mais baixo que a grande maioria das editoras, mesmo editoras universitárias.

Assim, o Conselho da Editora do Portal História da Psicologia convida todas e todos os interessados, incluindo pesquisadores, professores, estudantes e interessados a colaborar e prestigiar o Boletim do Portal História da Psicologia, um projeto que visa melhorar a história da psicologia em línguas portuguesa e espanhola.

Este é um site acadêmico e sem fins lucrativos.