gallery/logo hp completa

Democratizar o conhecimento

De forma resumida, esta página foi criada e é gerenciada pelo Prof. Dr. André Elias Morelli Ribeiro , da Universidade Federal Fluminense, campus de Rio das Ostras, e conta com a colaboração de amigos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense. O site está armazenado em um servidor privado e, apesar de devidamente registrado, não conta com apoio institucional nem recursos públicos, mas vale-se de um princípio fundamental e motivador de todos na nossa equipe: a democratização do conhecimento.

 

Queremos que a internet seja um meio de para  divulgar e democratizar o acesso aos saberes procurados no âmbito universitário, retirando os pesquisadores das torres de marfim onde muitas vezes ficam confinados, levando estes saberes para toda a sociedade. Também estamos motivados pelo fim da privatização do conhecimento. As fontes histórias, como referências, a memória e o conhecimento científico não pertecem a um grupo ou a uma instituição, principalmente se esta instituição recebe recursos públicos. Neste sentido, este site - e todo o ecossistema que ele representa - anuncia a todos que a democracia é uma base fundamental de todo conhecimento científico. Nós queremos ver a história da psicologia ser democratizada, e não fechada e controlada para poucos escolhidos por motivações das mais diversas. Temos a convicção de muitos outros concordam com essa ideia. Aproveitamos a oportunidade para convidar você, leitor, a colaborar conosco nessa nossa empreitada pela democracia e pela ciência. Saiba mais sobre como participar ao entrar em contato através do formulário ou endereço de e-mail historiadapsicologia.com.br@gmail.com

 

Um pouco de história

A concepção do projeto se inicia pela nossa percepção da dificuldade dos alunos - e também nossa - de encontrar materiais disponíveis para o ensino da História da Psicologia. Mesmo que se observe um aumento substancial na quantidade de livros e materiais disponibilizados para este fim nos últimos anos, entendemos que podemos avançar muito mais, principalmente nos espaços da internet.

 

Este projeto é inspirado no trabalho do Prof. Christopher D. Green e colaboradores no site Avanços na História da Psicologia , além do trabalho desenvolvido pelo blog  Historien.ne.s de la santé , coordenado pelo Prof. Alexandre Klein , e pela Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia ( RIPeHP ). Nosso interesse é transformar o site numa ferramenta multiplataforma voltada para o ensino e pesquisa da História da Psicologia.

 

Aqui são bem-vindos alunos de graduação e pesquisadores de todas as áreas com interesse na História da Psicologia. Queremos ajudar a divulgar o estudo e a pesquisa deste campo, por meio de um site que permite pesquisadores e estudantes em todos os níveis a encontrar aqui elementos para satisfazer seus interesses na área. Por isso o site oferece links para periódicos , bases de pesquisa , espaços com fontes primárias , bibliografias de interesse, e mais .

 

Algumas de nossas ações

Um dos projetos que integram o site, mas que ainda está em seu início é um WikiHP . Criada a partir do MediaWiki (o mesmo software usado pela Wikipedia) e armazenado em um servidor privado, um WikiHP pretende ser uma fonte de pesquisa em história da psicologia em forma de wiki , porém com um controle maior do que a maioria das wikis, de modo a garantir a qualidade e confiabilidade das informações. Para este projeto, que está vinculado também à monitoria da disciplina de História da Psicologia na UFF de Rio das Ostras, convido todos os interessados ​​a colaborar. Lembrando que todos os recursos de auxílio, como tutoriais, plugins , vídeos explicativos, entre outros utilizados para wikis como a Wikipedia , a Wikiversidade , Scholarpedia , entre outras outras, também funcionam com um WikiHP.

 

O mais novo projeto é o História da Psicologia TV , um canal no YouTube que apresenta vídeos inéditos na área da História da Psicologia, em português e de forma gratuita. Aproveite e conheça o canal, assista os vídeos, conheça o conteúdo e compartilhe.

 

O site historiadapsicologia.com.br é um espaço essencialmente de colaboração, por isso convidamos insistente e repetidas vezes todas as pessoas que integram o fascinante campo da História da Psicologia, a se no site e auxiliar na divulgação deste campo de pesquisas.

gallery/recursos 3

Quem somos nós

Projetos

gallery/pic02
gallery/telefone antigo