Portal História da Psicologia

APRESENTAÇÃO

O Portal História da Psicologia foi criado e é gerenciado pelo Prof. Dr. André Elias Morelli Ribeiro, da Universidade Federal Fluminense, campus de Rio das Ostras, e tem por vice-coordenador o Dr. Luiz Eduardo Prado da Fonseca, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O projeto conta com a colaboração de amigos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense.
O Portal é um sistema de produção e difusão do conhecimento em história da psicologia, e conta com um website, uma enciclopédia eletrônica online – a WikiHP -, um canal no YouTube – o Canal História da Psicologia TV – e uma editora – a Editora do Portal História da Psicologia, além de divulgar suas ações nas redes sociais. O site está armazenado em um servidor privado, é mantido com doações e conta com apoio institucional e recursos da Universidade Federal Fluminense. 

FILOSOFIA DO PORTAL

O princípio fundamental e motivador de todos na nossa equipe e de todo o projeto é simples: a democratização do conhecimento em história da psicologia. Um princípio simples, por outro lado, não quer dizer uma filosofia simples, nem ações simples de executar. A criação e difusão do conhecimento exigem esforços em diferentes áreas e com diferentes perspectivas, que vão desde a popularização da ciência, passando pelo diálogo com o ensino de graduação e chegando até o apoio à pesquisa de ponta no assunto. A estratégia fundamental utilizada pelo Portal para que seu princípio se torne um objetivo exequível passa principalmente pelas ferramentas oferecidas pela web 2.0.
Queremos que a internet seja um meio de para  divulgar e, assim, democratizar o acesso aos saberes produzidos no âmbito universitário, retirando os pesquisadores das torres de marfim onde muitas vezes ficam confinados e levando os saberes construídos para toda a sociedade, incluindo outros pesquisadores. Estamos motivados também pelo fim da privatização do conhecimento, pois entendemos que as fontes históricas, a memória coletiva e o conhecimento científico não pertencem a um grupo ou a uma instituição, principalmente se esta instituição recebe recursos públicos, mas sim a todos.
Neste sentido, este site – e todo o ecossistema que ele representa – anuncia abertamente que a democracia é uma base fundamental de todo conhecimento científico. Nós queremos ver a história da psicologia ser democratizada, e não fechada para alguns e controlada por poucos escolhidos. O Portal se esforça para difundir o conhecimento e apoiar sua produção por meio de suas iniciativas, todas digitais, amplas, abertas, democráticas e gratuitas.

UM POUCO DE HISTÓRIA

A concepção do projeto se inicia pela nossa percepção da dificuldade dos alunos – e também nossa – de encontrar materiais disponíveis para o ensino da História da Psicologia. Mesmo que se observe um aumento na quantidade e qualidade de livros e materiais disponibilizados para este fim nos últimos anos, entendemos que podemos avançar muito mais, principalmente nos espaços da internet.
Este projeto é inspirado no trabalho do Prof. Christopher D. Green e colaboradores no site Avanços na História da Psicologia, além do trabalho desenvolvido pelo blog  Historien.ne.s de la santé , coordenado pelo Prof. Alexandre Klein , e pela Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia (RIPeHP). Nosso interesse é transformar o site numa ferramenta multiplataforma voltada para o ensino e pesquisa da História da Psicologia.
Aqui são bem-vindos interessados, alunos de graduação e pesquisadores de todas as áreas que queiram se aproximar da História da Psicologia. Queremos ajudar a divulgar o estudo e a pesquisa deste campo, por meio de um site que permite pesquisadores e estudantes em todos os níveis a encontrar aqui elementos para satisfazer seus interesses na área. Por isso o site oferece links para periódicos, bases de pesquisa , espaços com fontes primárias, bibliografias de interesse, além dos vídeos e da nossa enciclopédia eletrônica.

FORMAS DE PARTICIPAR

São muitas as formas de colaborar com o Portal, utilizando diversos tipos de conhecimento. Você gosta de vídeos? Você pode participar escrevendo um roteiro, propondo um tema, ajudando na edição dos vídeos ou na divulgação. Quer colaborar na nossa enciclopédia? É muito fácil, basta você acessá-la e propor novos verbetes, corrigir e melhorar os que já estão publicados, ou ainda na equipe técnica, auxiliando na gestão do sistema. E se os seus conhecimentos forem na área de design? Você pode colaborar também, tanto no site quanto no canal, entre outros. Gostaria de publicar alguma coisa relacionada aos temas que o Portal aborda? Você pode propor uma publicação ao Conselho Editorial.

Por fim, são muitas as maneiras que você pode se envolver nos projetos do Portal. Para resumir, nós organizamos elas em três categorias:

Equipe Fixa

São os colaboradores que trabalham de forma fixa no Portal, participando das reuniões semanais, deliberando sobre os diferentes assuntos, propondo pautas, dando ideias, discutindo sugestões, entre outros.

Colaborador Pontual

São os convidados que participam de modo pontual, em projetos de duração mais ou menos fixa. Participações com vídeos, episódios de podcasts, edições do site do site e das diversas partes do projeto fazem parte desta modalidade

Colaborador Eventual

São participantes de projetos de forma mais ou menos fixa, mas atuam de modo mais casual, como na edição de vídeos, revisão de textos, na criação de artes, de modo ocasional. Embora façam parte da equipe, são chamados apenas quando necessário.

Rolar para cima